segunda-feira, 2 de março de 2009

Entre tomar um chopp e assistir à Final da Taça Guanabara

A Taça Guanabara foi para General Severiano sem surpresas, para a decepção da maioria de torcedores dos outros times cariocas, que, com uma certa dor de cotovelo estavam torcendo para o time do Resende.

Confesso que não estava muito interessado em assistir à partida. Tinha acabado de sair do enterro da minha tia-avó e apesar disso, o Domingo estava lindo, muito quente, e pedindo um chopp em algum bar da cidade. Mas se eu fosse para algum bar acabaria vendo o jogo da mesma forma e ainda teria que ouvir e ver as frustrações e alegrias dos torcedores do time do Botafogo. Decidi fazer um esforço e assistir ao jogo sozinho, pensando no chopp.

O time do interior do Rio de Janeiro foi a surpresa da competição, mas vale lembrar que ele só chegou até onde chegou porque o Vasco perdeu 6 pontos na competição e o Americano de Campos, foi completamente incompetente nas últimas rodadas e de líder e praticamente classificado, acabou eliminado do grupo A.

Já o time do Botafogo se classificou em segundo colocado do grupo B e segundo muitos foi o que apresentou o melhor futebol da competição, o que diga-se de passagem, não é muito, diante da péssima qualidade dos arqui-rivais.



O jogo: Durante a partida deu a lógica. Mesmo sem um futebol envolvente, o Botafogo liderado por Maicossuel e Reinaldo (que estava se achando o Garrincha em pessoa, mas não joga nada!), atacou o fraco e ingênuo time do interior. Apenas de vermos o primeiro gol, que parecia as peladas que eu jogava com os companheiros de trabalho, pode-se notar que se não fosse por méritos próprios, o Botafogo venceria com a "ajuda" da zaga do Resende. Depois veio o segundo gol.....e me deu um sono, nem parecia final de Turno! Mas mesmo lutando contra o sono, a defesa do Resende deu o terceiro gol de presente aos botafoguenses, para que não tivessem dúvidas da supremacia do alvi-negro da capital.



O Resende: Muitos podem dizer: "Mas o Resende eliminou o Flamengo!". E eu respondo, que eliminou mesmo, mas numa das minhas primeiras postagens, dei minha opinião e ainda vou mantê-la. Foi obra do acaso, culpa da arbitragem que inventou o penalti e aí o resto vocês sabem. Se não, a defesa do Resende daria um "presente" para Obina tirar a uruca, de não marcar nem um golzinho nesse fraco campeonato.



O Botafogo: O Botafogo confirmou todas as expectativas depositadas nele desde o início da competição e da Final da Taça Guanabara (inclusive a parte em que eu tinha a expectativa de tirar um cochilo durante a partida). Foi o mais competente de todos os times e levou a Taça Guanabara. Os torcedores devem comemorar, pois o momento é de alegria, mas o técnico Ney Franco não pode se iludir. Talvez se a final fosse contra um dos grandes, os dribles de Maicossuel e as jogadas de Reinaldo não surtissem tanto efeito, como ontem também não foi tão eficiente. Mas deu pro gasto. Agora afirmar que o Botafogo é favorito ao título do Campeonato Carioca....aí só com o desenrolar do segundo turno e se o Resende chegar novamente à final.