sábado, 28 de fevereiro de 2009

Técnico de futebol ou mágico?

É impressionante o método que certos técnicos de futebol usam para que de certa forma, passem a diante, o diploma de incompetência para a Diretoria de um clube.

Me refiro ao "técnico" Cuca, do Flamengo. Agora ele vai relançar Leonardo Moura como meia. Digo relançar porque outros técnicos já tentaram fazer isso com o lateral, tanto no Flamengo quanto em outros clubes por onde o jogador passou.

Primeiro, se o Leo Moura fosse melhor como meia do que como lateral, essa seria sua posição desde o início da carreira.

Segundo, o "técnico" Cuca está dizendo que seus comandados são tão incompetentes que ele terá que improvisar para que o time dê certo. Dessa forma, seria um modo de justificar a derrota para o Resende na semi-final da Taça Guanabara.

Terceiro, ele estaria desmerecendo joadores como Marcelinho Paraíba, Fierro e até mesmo o recém-chegado Zé Roberto, que anda sendo o segundo homem de frente do time e que poderia fazer o papel de homem de ligação tranquilamente.

Eu não estou dizendo que o Marcelinho ou o Fierro merecem vaga de titular absoluto, que jogam muito...não. Mas o fato de "barrar" dois caras da posição e improvisar um outro, dá a entender, que quem é o profissonal da posição, anda realmente desprestigiado pelo treinador. Marcelinho foi bem no São Paulo, no Grêmio, na Alemanha, na seleção e, no Flamengo ainda não mostrou ao que veio. Fierro, pelo pouco que pudemos vê-lo jogando é guerreiro, rápido e defende a seleção do Chile. Será que eles não podem jogar juntos no meio de campo do Fla?

Por que o Cuca, não saca um dos 3 volantes do meio-campo e põe mais um meia? Airton, Willians e Ibson são capazes de criar mais do que um meia de origem?

Apenas um meia na armação deixa o time refém de suas jogadas e ele fica sobrecarregado, ainda mais se ele for bem marcado. Fica claro que não jogará bem.

Na minha opinião isso não passa de justificativa barata para esconder a falta de competência de um treinador.

O lateral Everton Silva ganhou status de "Coringa" por alguns membros da imprensa. Será que ele é tudo isso mesmo?

Os rubro-negros torcem para que dê certo. Pode até ser que funcione em um jogo dos primeiros jogos da Copa do Brasil ou da Taça Rio. Quero ver funcionar diante de um clube grande, um clássico.

Se funcionar poderemos chamar o "técnico" Cuca de Mágico Cuca. Quem sabe até ele não possa ensinar algo ao "técnico" Dunga?