
Depois da copa de 94, muitas pessoas discutiam a forma como aquela seleção jogava. Com três cabeças de área (Mauro Silva, Dunga e Mazinho). Apesar do título o técnico tetracampeão mundial Carlos Alberto Parreira foi muito criticado por escalar o meio de campo da seleção com jogadores que não jogavam o “fino da bola”.
Nos dias de hoje a seleção joga apenas com um volante considerado “brucutu”, Gilberto Silva. Outros jogadores como Felipe Melo, Anderson e Elano jogam mais recuados, mas sabem sair jogando. Com as características de Gilberto Silva, o técnico Dunga só conta com Josué. Mas tanto Gilberto quanto Josué não caíram nas graças de torcedores e jornalistas. Gilberto Silva destaque no mundial de 2002 já não é mais o mesmo. De jogador “dono” do meio de campo do Arsenal, se transformou num jogador comum do Panathinaikos da Grécia. E Josué que se destacou muito no São Paulo jogando ao lado de Mineiro, não consegue repetir as mesmas atuações na seleção brasileira.
Mas aí eu pergunto: Quem pode jogar no lugar desses jogadores? Quem pode assumir a camisa 5 do Brasil?
Bom temos ótimos volantes no Brasil, Hernanes e Ramirez estão “comendo a bola”. Mas são 2° volantes, ou 3° homem de meio-campo. Um jogador que já atuou como 1° volante na seleção olímpica foi Lucas e se saiu até bem. Mas será que ele está preparado para jogar como titular da seleção brasileira numa posição que não está tão acostumado, tendo o agravante de que é reserva do Liverpool?
Talvez por estes motivos que Dunga insiste tanto no lento e dispersivo Gilberto Silva como 1° volante da seleção. E pelo andar da carruagem será assim até a Copa do Mundo.
Será que mudar a formação de 4-4-2 para 3-5-2 não seria uma solução? Dessa forma os laterais seriam liberados e os volantes não precisariam ser esses tais "brucutus".
ResponderExcluirÉ verdade, não podemos esquecer que o último título mundial que o Brasil ganhou foi jogando dessa forma. E eu até defendo a entrada do Thiago Silva no lugar desse "volante brucutu", liberando os laterias com mais habilidades como Daniel Alves e Marcelo para atacar. Mas, o Dunga nunca jogou assim e acho difícil ele mudar o esquema faltando pouco mais de 1 ano para a Copa, infelizmente.
ResponderExcluir