terça-feira, 31 de março de 2009

O melhor goleiro do mundo!


Quando Júlio César trocou o Flamengo pelo futebol italiano muitos acreditavam que o goleiro não teria sucesso e que em breve voltaria ao Brasil. Quando começou a fazer parte da seleção brasileira, muitas pessoas, especialmente a imprensa paulista que sempre defendiam Marcos e Rogério Ceni na seleção, “torciam o nariz” para o goleiro.

E hoje o que falar de Júlio César? Acredito que estamos falando do melhor goleiro do mundo na atualidade. É incrível a evolução desse jogador. Há tempos não via uma atuação tão perfeita de um goleiro como a do último domingo, no jogo Brasil X Equador.

Júlio César tem tudo para se tornar um dos maiores goleiros da história da seleção brasileira, superando nomes como Taffarel e Marcos. Hoje podemos discutir qual seria o melhor reserva para o goleiro, mas ninguém discute que a camisa de n° 1 já tem dono.

segunda-feira, 30 de março de 2009

O melhor do fim de semana

Eu não poderia começar essa segunda-feira falando de outra coisa a não ser do GP de abertura da Fórmula 1, na Austrália, na madrugada de Sábado para Domingo. Existiriam outras possibilidades, como falar da seleção brasileira, do clássico carioca entre Fluminense e Botafogo, poderia falar da "revanche" rubro-negra perante ao Resende ou até do jogo de oito gols entre Vasco e Volta Redonda.
Mas o nome do blog é "De primeira" e de tudo que aconteceu no fim de semana, a corrida em Melbourne foi a melhor. Alguns podem achar doideira acordar às 3 da manhã para ver corrida. Mas alguém acha que parar em frente a TV Domingo a tarde para ver a seleção de Dunga é melhor do que ver Fórmua 1 de madrugada?


Sinceramente, ver a primeira corrida da temporada foi mais do que qualquer um poderia esperar. Parecia com as corridas loucas que às vezes acontecem devido à chuva quando alguns pilotos de equipes pequenas conseguem superar as "grandes" Ferrari e McLaren. Dessa vez foi assim, só que com pista seca desde os primeiros treinos. Button, Barrichello, Vettel, Glock, Trulli, mostraram que esse ano, a temporada de Fómula 1 será bem diferente. Quem ganha? As pessoas que acompanham as provas, como eu. Ruim para quem gostaria de ver Felipe Massa dando o troco em Hamilton. Mas se esse ano, o brasileiro conquistar o título, a recompensa será maior ao ver que outros pilotos foram superados.

Acredito que essa temporada dará ao público, a possibilidade de ver maiores disputas por posição, novos ganhadores e maiores surpresas. Para quem duvida que assistir um GP de Fórmula 1 de madrugada seja melhor do que assistir um jogo da seleção de Dunga, faço um convite. A próxima prova será na Malásia. Depois você me diga se não valeu a pena. Pelo menos uma coisa eu posso falar: não haverá monotonia de Ronaldinho, Gilberto Silva e outros. Também não ouviremos as desculpas esfarrapadas do técnico. Haverá grandes disputas. Escolha seu piloto favorito.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Procura-se um 1° volante...


Depois da copa de 94, muitas pessoas discutiam a forma como aquela seleção jogava. Com três cabeças de área (Mauro Silva, Dunga e Mazinho). Apesar do título o técnico tetracampeão mundial Carlos Alberto Parreira foi muito criticado por escalar o meio de campo da seleção com jogadores que não jogavam o “fino da bola”.

Nos dias de hoje a seleção joga apenas com um volante considerado “brucutu”, Gilberto Silva. Outros jogadores como Felipe Melo, Anderson e Elano jogam mais recuados, mas sabem sair jogando. Com as características de Gilberto Silva, o técnico Dunga só conta com Josué. Mas tanto Gilberto quanto Josué não caíram nas graças de torcedores e jornalistas. Gilberto Silva destaque no mundial de 2002 já não é mais o mesmo. De jogador “dono” do meio de campo do Arsenal, se transformou num jogador comum do Panathinaikos da Grécia. E Josué que se destacou muito no São Paulo jogando ao lado de Mineiro, não consegue repetir as mesmas atuações na seleção brasileira.

Mas aí eu pergunto: Quem pode jogar no lugar desses jogadores? Quem pode assumir a camisa 5 do Brasil?

Bom temos ótimos volantes no Brasil, Hernanes e Ramirez estão “comendo a bola”. Mas são 2° volantes, ou 3° homem de meio-campo. Um jogador que já atuou como 1° volante na seleção olímpica foi Lucas e se saiu até bem. Mas será que ele está preparado para jogar como titular da seleção brasileira numa posição que não está tão acostumado, tendo o agravante de que é reserva do Liverpool?

Talvez por estes motivos que Dunga insiste tanto no lento e dispersivo Gilberto Silva como 1° volante da seleção. E pelo andar da carruagem será assim até a Copa do Mundo.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Finais sem surpresas?


A Taça Rio vai chegando a reta final e se tudo correr bem, os quatro grandes vão se enfrentar nas finais do Campeonato Carioca.
O Flamengo de Josiel (foto) parece que mesmo aos trancos e barrancos vai chegar. E se chegar, se o "técnico" Cuca deixar será um forte candidato ao título. Hoje, Cuca enfim pôs um meia de origem, o jovem Erick Flores, e o Fla sobrou. Mesmo que sem querer, pois o menino entrou na vaga de Léo Moura, que estava suspenso. Vamos ver se contra o Resende, no sábado, Cuca não comete equívocos. Pra isso, ele deve pôr Léo Moura na lateral e deixar Erick no meio-campo. Mas do jeito que as coisas andam, acredito que Cuca irá barrar Zé Roberto e acabará adiantando o menino.
O Flu está praticamente garantido. Só precisa atentar ao fato de ter vencido três partidas de virada e isso pode representar risco perante aos grandes. O técnico Parreira sabe disso e tenta resolver esse problema.
O Vasco dos jogadores desconhecidos vai chegar. No momento, é o time que apresenta o melhor futebol. Vamos ver se na hora da decisão os jogadores não irão tremer.
Por último, o Botafogo anda torpeçando. A zaga não é confiável. Porém, o time é o único que pode se dar ao luxo de perder a Taça Rio que mesmo assim fará a decisão.
Vamos aguardar as últimas rodadas para confirmar a classificação de todos os "grandes" e ver o que cada um conseguirá apresentar nas finais.
No fim das contas quem ganha é o torcedor.

domingo, 22 de março de 2009

Vasco X Flamengo - Parte III

Quem acompanha meu blog sabe minha opinião quanto ao "técnico" Cuca do Flamengo. Além de não ter ganho nada e ter protagonizado aquela cena banal do xororô quando dirigia o Botafogo, o tal do Cuca conseguiu afundar Fluminense e Santos durante o Campeonato Brasileiro. Sorte dos times, foi que Cuca foi demitido antes do término do campeonato e os novos respectivos técnicos levantaram os clubes.

Esse ano a diretoria do Flamengo decidiu trazê-lo para substituir o também contestado Caio Jr. Será que esses dirigentes não assistiram a temporada de 2008? Sabemos que o clube está passando dificuldades financeiras, mas trazer esse rapaz que não tem títulos para dirigir um clube da tamanha grandeza foi mais que um erro.

Sinceramente acredito que Cuca terá o fim que teve em outros clubes, ou seja, demissão.

Um "técnico" que escala Zé Roberto que é meia no ataque, Leo Moura que é lateral no meio, Everton Silva que é lateral de terceiro zagueiro, Willians que é volante joga ora de meia ora de lateral. Enfim, alguém duvidaria que terminaria assim?

Vasco X Flamengo - Parte II

A torcida rubro-negra comemorava o fato de ter ficado com um jogador a menos e mesmo assim, ter tido oportunidade de abrir o placar do clássico carioca. Aí, Carlos Alberto foi expulso e tudo parecia que iria terminar como nos últimos tempos: vitória do Flamengo.

No bar onde eu estava, alguns torcedores do Flamengo gritavam "ão, ão, ão, segunda divisão" quando o castigo veio quase que instantaneamente. Gol do Vasco.

Ainda esperançosos alguns gritavam: "P... que pariu, é o melhor goleiro do Brasil!", quando Bruno saiu do gol e levou o segundo do meia vascaíno após contra-ataque.

Méritos dos desconhecidos jogadores vascaínos que souberam lidar com a mal arbitragem. Por favor vascaínos, não se ofendam, mas nem mesmo os torcedores do time cruz-maltino conhecem todos os seus jogadores por nome.

No fim, o Vasco venceu bem e segue firme rumo a classificação às semi-finais da Taça Rio.

Vasco X Flamengo - Parte I

Andei uma semana longe das postagens desse blog, afinal eu tenho direito a férias e decidi curtir uma praia. Mas confesso que mesmo longe de casa (estava em Ubatuba, litoral de SP) eu estava ansioso por chegar Domingo a tarde, mais precisamente às 18hs, horário marcado para Vasco X Flamengo. Confesso ainda, que estava com vontade de retornar ao Rio no sábado para me preparar psicologicamente para O CLÁSSICO do Futebol Carioca. Mas no fim das contas retornei no dia do jogo.

Depois de cinco horas dirigindo cheguei. E fui direto ao mesmo bar de sempre assistir a um grande espetáculo.

Em 16 minutos já estava arrependido de ter pensado nesse jogo a semana inteira. Aos 36 minutos confirmei minha teoria.

O ÁRBITRO - O árbitro aqui merece ser tratado apenas como árbitro ou juiz. Seu nome não merece ser divulgado, mesmo que seja pra falar mal. Ele chamou para si a responsabilidade de ser o centro das atenções da partida e foi. Decidiu correr o risco e correu. Foi infeliz. Depois de três faltas o deu cartão amarelo para Willians, do Flamengo. Na jogada seguinte, mais um amarelo e vermelho. Não contente, o juiz explusou Carlos Alberto (que também já tinha amarelo) por arrematar a bola pro gol depois de não ouvir o apito. Ok, vocês podem até dizer que foi merecido, que o jogador do Vasco poderia ter fingido não escutar o apito. Mas e os outros cartões? Leo Moura fez uma falta e recebeu vermelho direto. A zaga do Flamengo e do Vasco toda tinha cartão amarelo. Resultado: mais dois expulsos do Vasco.

Sinceramente, não vou mais perder meu tempo falando de uma pessoa que não sabe usar de bom senso. Será que essa pessoa não mentaliza a partida antes? Será que ele se acha tão bom assim, para interferir num clássico a ponto de estragá-lo? Será que ele dormirá bem nos próximos dias?

Não estou dizendo que ele favoreceu um ou outro time. Mas assistir futebol, principalmente o Carioca está ficando cansativo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Por que o futebol inglês é o melhor do mundo?

Por que muitas pessoas consideram o futebol inglês, o melhor mundo atualmente? E você, ainda tem dúvidas disso?

Diga o nome de um time melhor que Manchester United, Chelsea e Liverpool?

Diga um Campeonato melhor do que a Premier League, o campeonato inglês?

Difícil né?

Vou apelar: alguma seleção de futebol atualmente venceria esses clubes? A seleção espanhola (atualmente a número 1 do mundo), a brasileira ou a Itália seriam capazaes de derrotar os clubes ingleses?

O futebol inglês é o melhor futebol do mundo por vários motivos. É organizado, tem muito dinheiro, não existem tantos jogos em sequência como no Brasil por exemplo, e o melhor...os melhores jogadores do mundo na atualidade estão na Inglaterra.

Tá certo que na Itália a Internazionale de Milão é muito forte. O Bayern de Munique na Alemanha também. Na Espanha Real Madri e Barcelona são têm grandes times.

Ontem na UEFA Champions League, pudemos perceber a força dos ingleses Chelsea e Liverpool contra Juventus da Itália e Real Madri da Espanha. Os dois times passaram às quartas de final. Hoje é a vez do melhor time do mundo, o Machester United entrar em campo contra a Internazionale dos brasileiros Júlio César, Maicon, Mancini, Maxwel e Adriano. E talvez esse adversário seja o único no mundo capaz de parar um dos ingleses na atual temporada. Será um espetáculo.

Quando eu me refiro ao futebol inglês, não me refiro à seleção inglesa! O futebol inglês tem hoje, jogadores de todas as partes do mundo.

Veja a escalação do Chelsea no jogo de ontem, por exemplo: no gol Petr Check (República Tcheca); na lateral-direita o português Borsingwa, na zaga o brasileiro Alex (ex-Santos) e o inglê Terry; na lateral-esquerda o inglês Ashley Cole; no meio-campo o ganês Essien, o nigeriano Mikel, o alemão Ballack e o inglês Lampard; no ataque o fracês Anelka e o marfinês Drogba.

Já o Liverpool tem entre seus principais jogadores espanhóis e brasileiros. São eles: o goleiro Reina, os meias Alonso e Riera e o atacante Fernando Torres (espanhóis), Fábio Aurélio, Lucas e Diego Cavalieri (brasileiros). Além deles, Mascherano (argentino), Kuyt (holandês) e Gerrard (um inglês!) completam esse forte time.

O Maschester United tem o elenco mais variado. O técnico, Alex Ferguson, escala a cada partida um time diferente. Entre seus principais jogadores estão o atacante português Cristiano Ronaldo, o goleiro holandês Van der Sar, o lateral esquerdo senegalês/francês Evra, o inglês Wayne Rooney, outro inglês, zagueiro Ferdinand, o argentino Tevez, os brasileiros Anderson (meia) e Rafael (lateral-direito), entre outros jogadores de qualidade indiscutível.

Com tanta qualidade é difícil negar que o futebol jogado na Inglaterra seja o melhor do mundo.

terça-feira, 10 de março de 2009

Parreira e seu "novo" esquema tático



E Carlos Alberto Parreira assumiu o Tricolor Carioca dizendo que pretende escalar apenas um volante. Alguém acredita?

Se fizer isso, o treinador mudará a imagem de retranqueiro das Copas do Mundo de 1994 e 2006.

Na verdade espero que dê certo. Vocês não se cansam de ver times com 3, até 4 volantes no meio-campo?

O Flamengo do ano passado jogava com Jaílton, Christian (Toró ou Airton), Kleberson e Ibson. O Botafogo tinha Leandro Guerreiro, Túlio e Diguinho.

Alguns volantes viraram meia. Hernanes no São Paulo é um exemplo. Mas será que a eficiência de Hernanes no meio seria a mesma de um jogador de origem?

Já falei isso sobre o Leo Moura que deixou a lateral para ser meia.

Tenho minhas dúvidas apesar de que, alguns jogadores deram certo na nova função. Na Inglaterra Steve Gerrard do Liverpool deixou a função de segundo volante para ser um homem de chegada. Geralmente ele só joga atrás do espanhol Fernado Torres e do holandês Dirk Kuit. Ao menos Gerrard parece que deu certo. No Chelsea, Frank Lampard parece que inverteu de posição com Ballack. De segundo volante passou a meia de ligação quando o time joga com três atacantes. Quando a equipe entra em campo com dois homens de frente, ele vira o terceiro homem do meio-campo.

Já Anderson que era meia de origem no Grêmio e no Porto FC agora é volante no Manchester United.

Mudanças a parte, quem larga na frente no Fluminense pela posição de único volante do time titular é Jaílton. Pelo menos são o que dizem. Vamos ver se Parreira consegue mudar um pouco a cara do futebol brasileiro que possuem o meio-campo recheado de volantes. Ou que pelo menos consiga fazer de um volante um meia bem sucedido.

segunda-feira, 9 de março de 2009

O gol que mudou o cenário do futebol no fim de semana

Esse seria o fim de semana seria o mais "normal" do ano no futebol brasileiro. Digo isso porque em todas as rodadas dos dois principais campeonatos estaduais (Rio e São Paulo) nem sempre deu a lógica. Ontem, daria. Na verdade deu. Os grandes veículos de comunicação já deveriam estar preocupados com suas matérias: não havia nenhum grande destaque.

No Sábado, o Flamengo passou fácil pela Cabofriense (3X1) e o Santos derrotou o Oeste (2X1). Até aí, nada de diferente.

No Domingo, o Vasco passou pelo Friburguense (3X0), o São Paulo perdeu para o Mogi Mirim (2X0). Pra mim, não passaram de resultados normais. Mas vocês podem perguntar: "Mas o Mogi vencer o São Paulo é normal?". Na minha opinião sim, uma vez que Murici Ramalho anda priorizando a Libertadores e escalou um time reserva para jogar. O jogo do Fluminense salvaria o dia, pelo menos um pouco, uma vez que estava empatanto em 0X0 com o fraquíssimo Mesquita até os 45 minutos do segundo tempo. Isso não era nada normal! Mas o destino quis que Everton Santos balançasse as redes. Resultado final: 1X0 chorado. Tudo normal.

Ainda restaria assistir ao jogo do Botafogo que começaria lá pelas 20hs. Isso porque no clássico paulista, o líder Palmeiras estava vencendo o Corinthians por 1X0, gol de Diego Souza numa falha incrível do goleiro Felipe (considerado por muitos um dos melhores do Brasil. Eu não acho!). Até aí tudo dentro do normal. Era o líder vencendo. Ronaldo entrou em campo. Tudo dentro do cronograma. Tentou uma jogada, outra......bola na trave. Se o gol saísse seria a mudança do cenário do fim de semana do futebol brasileiro. Não seria necessário aguardar o jogo do Botafogo. Acréscimos do clássico. Seria 1X0 mesmo. Escanteio para o Corinthians. Bola na cruzada na pequena área. É do goleiro. Seria. Bruno goleiro do Palmeiras só olhou. Ronaldo nas suas costas cabeceou e empatou o jogo.















Foi o gol que mudou o cenário do fim de semana do futebol.

Até porque o Botagofo passou pelo Tigres (3X2).

quinta-feira, 5 de março de 2009

Ataque dos sonhos?

Ronaldo estreou pelo Corinthians. Kleber fez mais uma partida com a camisa do Cruzeiro (acho que foi a terceira).

Os dois juntos trazem esperança de gols para seus respectivos clubes. Mas além de esperança trazem na bagagem outros fatores que deixam os mais otimistas torcedores com um pé atrás.

Ronaldo está gordo. Sai para as noitadas. Se envolve em encrenca.

Kleber está em forma, a mídia não noticia nada sobre sua vida particular, mas nem por isso ele deixa de se envolver em encrenca.

Ontem todos viram que com aquela movimentação, Ronaldo não causará muitos espantos à defesa adversária. A não ser que ele tenha escondido o jogo.

Kleber conseguiu ser expulso mais uma vez. E dessa vez nem marcou nenhum gol, para que houvesse uma tentativa de passar a mão sobre sua cabeça.

Não vou me alongar muito, porque tenho certeza que novos capítulos dessa novela irão aparecer cedo ou tarde.

Crise? Onde?

O Flamengo foi "em crise", foi o que alguns disseram, até Campo Grande para enfrentar o............ cara, time que ninguém vai se lembrar o nome semana que vem.

Com uma formação nova, e que ainda deixa dúvidas se realmente irá funcionar, o Rubro-negro fez cinco gols na frágil equipe do Ivinhema e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil.

E alguém tinha dúvidas disso? O pior é que tinham. Vi muitos comentaristas experientes falando várias vezes de uma crise após a única derrota do time no Campeonato Carioca. E o pior, perguntando ao outro em tom de deboche: "O Flamengo é favorito?". Gente pára! Uma derrota! O Fluminense teve quantas? E o Botafogo? Na minha opinião, as derrotas de todos esses times forma mais do que normais por se tratar de início de temporada.

O treino: O Flamengo treinou em Campo Grande. Leo Moura, Kleberson, Maxi e Zé Roberto (duas vezes) marcaram para o time da Gávea.

O ponto positivo da partida foi ver Kleberson, Toró e Fierro em campo. Eles serão muito necessários ao longo da temporada. Kleberson vai ficar com a vaga de Ibson no meio-campo a partir de junho quando o jogador terá que voltar ao Porto, Toró é raçudo e joga bem como segundo volante e Fierro não teve muitas oportunidades com Caio Jr e agora com Cuca, mas deverá ganhar espaço com a saída de Macelinho Paraíba.

No mais, a equipe é boa, não deve nada a nenhum outro time, e é uma das favoritas ao título da Taça Rio e da Copa do Brasil.

No mais, alguém está vendo crise? Onde?

segunda-feira, 2 de março de 2009

Entre tomar um chopp e assistir à Final da Taça Guanabara

A Taça Guanabara foi para General Severiano sem surpresas, para a decepção da maioria de torcedores dos outros times cariocas, que, com uma certa dor de cotovelo estavam torcendo para o time do Resende.

Confesso que não estava muito interessado em assistir à partida. Tinha acabado de sair do enterro da minha tia-avó e apesar disso, o Domingo estava lindo, muito quente, e pedindo um chopp em algum bar da cidade. Mas se eu fosse para algum bar acabaria vendo o jogo da mesma forma e ainda teria que ouvir e ver as frustrações e alegrias dos torcedores do time do Botafogo. Decidi fazer um esforço e assistir ao jogo sozinho, pensando no chopp.

O time do interior do Rio de Janeiro foi a surpresa da competição, mas vale lembrar que ele só chegou até onde chegou porque o Vasco perdeu 6 pontos na competição e o Americano de Campos, foi completamente incompetente nas últimas rodadas e de líder e praticamente classificado, acabou eliminado do grupo A.

Já o time do Botafogo se classificou em segundo colocado do grupo B e segundo muitos foi o que apresentou o melhor futebol da competição, o que diga-se de passagem, não é muito, diante da péssima qualidade dos arqui-rivais.



O jogo: Durante a partida deu a lógica. Mesmo sem um futebol envolvente, o Botafogo liderado por Maicossuel e Reinaldo (que estava se achando o Garrincha em pessoa, mas não joga nada!), atacou o fraco e ingênuo time do interior. Apenas de vermos o primeiro gol, que parecia as peladas que eu jogava com os companheiros de trabalho, pode-se notar que se não fosse por méritos próprios, o Botafogo venceria com a "ajuda" da zaga do Resende. Depois veio o segundo gol.....e me deu um sono, nem parecia final de Turno! Mas mesmo lutando contra o sono, a defesa do Resende deu o terceiro gol de presente aos botafoguenses, para que não tivessem dúvidas da supremacia do alvi-negro da capital.



O Resende: Muitos podem dizer: "Mas o Resende eliminou o Flamengo!". E eu respondo, que eliminou mesmo, mas numa das minhas primeiras postagens, dei minha opinião e ainda vou mantê-la. Foi obra do acaso, culpa da arbitragem que inventou o penalti e aí o resto vocês sabem. Se não, a defesa do Resende daria um "presente" para Obina tirar a uruca, de não marcar nem um golzinho nesse fraco campeonato.



O Botafogo: O Botafogo confirmou todas as expectativas depositadas nele desde o início da competição e da Final da Taça Guanabara (inclusive a parte em que eu tinha a expectativa de tirar um cochilo durante a partida). Foi o mais competente de todos os times e levou a Taça Guanabara. Os torcedores devem comemorar, pois o momento é de alegria, mas o técnico Ney Franco não pode se iludir. Talvez se a final fosse contra um dos grandes, os dribles de Maicossuel e as jogadas de Reinaldo não surtissem tanto efeito, como ontem também não foi tão eficiente. Mas deu pro gasto. Agora afirmar que o Botafogo é favorito ao título do Campeonato Carioca....aí só com o desenrolar do segundo turno e se o Resende chegar novamente à final.